A Renault tem já à venda no nosso país a versão Bi-Fuel do seu Clio. Trata-se do motor a gasolina TCe de 90 cv que traz de série o kit GPL instalado. Esta versão bi-fuel tem um preço de 18.110€.
E vocês perguntam já, “será que vale a pena comprar esta versão em vez do motor normal a gasolina?!”. Pois bem, vamos lá a contas. A versão bi-fuel custa mais cerca de 1.250€ que a versão a gasolina normal. Se nos regularmos pelos os preços atuais da gasolina e do GPL, essa diferença no preço final fica amortizada logo ao 35 mil quilómetros.
Aos 50 mil já metemos ao bolso 500€ de poupança e aos 100 mil quilómetros, temos já um pequeno pé de meia de 2.200€. Por isso, e como se costuma dizer, o algodão não engana, se estão a pensar em comprar um Renault Clio a gasolina, é melhor pensarem duas vezes e ver se não é melhor optar pela versão bi-fuel.
Passando agora ao dados mais técnicos, esta versão do motor de 90 cv a gasolina conta com dois sistemas de injeção e dois depósitos de combustível. O da gasolina tem 45l de capacidade e o do GPL tem 33,6l. Este motor vem acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades.
O arranque faz-se sempre a gasolina e ao fim de alguns segundos, muda automaticamente para o funcionamento a GPL. Há um pequeno botão do lado esquerdo do volante, que permite ao condutor mudar o funcionamento do motor sempre que quiser. Esta versão assenta no nível de equipamento Limited e tanto por fora como por dentro, não há diferenças, tudo se mantém igual a um Clio normal.
Fotos: NetCarShow / Fleet Magazine