A comemorar um ano de vida, depois da separação da SEAT, a CUPRA revelou o seu primeiro modelo independente, o Formentor. Depois de ter dado mais power e um aspeto mais racing ao Ateca, chegou o momento de produzir o seu próprio carro. A SEAT não vai ter este modelo numa versão mais light, caso estivessem interessados.
Ora então o Formentor, vai ser apresentado no Salão Automóvel de Genebra já a partir de dia 5 de março. Este SUV-Coupé da CUPRA tem um aspeto bem desportivo, vincado, com uma linha de tejadilho descendente e com um design original. Talvez a grelha frontal se pareça com a do SEAT Tarraco mas fora isso é tudo 100% CUPRA.
Trata-se ainda de um concept-car mas a marca garante que está muito próximo daquilo que será o modelo final. A nível de medidas será um pouco mais pequeno que o Ateca. No interior destaca-se o painel de instrumentos digital, um ecrã tátil de 10″ e uns bancos desportivos. Tudo forrado a bons materiais, como pele e Alcantara.
A mover este Formentor vai estar um motor híbrido plug-in com uma potência combinada de 245 cv acoplado a uma caixa automática DSG. A CUPRA garante que será possível percorrer 50 km em modo 100% elétrico. Se o aspeto apela a uma condução desportiva, não é por ser híbrido que isso não vai ser possível. A marca garante que o Formentor não vai ser só “show off” e que vai proporcionar uma condução envolvente e dinâmica ao condutor.
Para isso a CUPRA vai instalar neste modelo a suspensão adaptativa DCC, um diferencial autoblocante e ainda um sistema de direção progressiva.
Ainda não há data prevista para o lançamento deste modelo no mercado. Apenas há uma previsão para talvez em 2020. E depois de vender 14.400 unidades do CUPRA Ateca em 2018, a marca pretende alcançar um volume de vendas de cerca de 30 mil unidades por ano, no espaço de 3 a 5 anos.
Fotos: NetCarShow.com
Um pensamento sobre “Estrada – O primeiro CUPRA sem ser da SEAT”