Parece algo do século passado, mas nos dias que correm devia ser feriado mundial, sempre que uma marca anuncia algo assim. Pois num mundo onde as soluções híbridas começam a vir acopladas a todo o tipo de veículo, para reduzir as emissões, o consumo e por aí fora, a Porsche volta a surpreender e a focar-se naquilo que muitas marcas se esqueceram com o passar dos anos, o prazer de condução por trás de um volante. Bravo Porsche!
Está assim dado o mote para este artigo sobre os novos Porsche 718 Cayman GT4 e 718 Spyder. A marca alemã deu ao 718 um motor “à macho” como toda a gente queria. Pois as versões com o bloco de quatro cilindros não estão a encantar ninguém. Já se estava à espera disso!
Assim derivado do 911 Carrera este bloco 4.0l seis cilindros boxer atmosférico, debita 420 cv às 7.600 rpm e 420 Nm entre as 5.000 e as 6.800 rpm. Com o limitador apenas às 8.000 rpm este motor é para puxar por ele como gente grande! E para gáudio dos fãs mais puristas temos uma caixa manual de seis velocidades, como manda a lei.
A este encanto de motor e caixa, junta-se um peso de apenas 1.420 kg, um chassis desportivo e reforçado, uma aerodinâmica revista que permite ter mais 50% de downforce que a versão anterior, uma suspensão 30 mm mais baixa, além dos sistemas PASM (Porsche Active Suspension Management), PTV (Porsche Torque Vectoring) e de um diferencial mecânico, tudo de série.
Este conjunto todo permite ao 718 Cayman GT4 ser 10s mais rápido no Nürburgring Nordschleife que a geração anterior. Se quisermos elevar ainda mais o purismo na condução, podemos optar pelo o Clubsport Package, que adiciona uma roll cage atrás dos bancos, uns cintos de segurança de seis pontos (compatível com sistema HANS), um extintor e ainda abdicar do sistema multimédia para reduzir o peso a bordo.
Já no 718 Spyder contamos com todo o pacote tecnológico e desportivo do Cayman GT4 mas de cabelos ao vento. Claro que o Clubsport Package e a grande asa traseira não estão disponíveis para esta versão aberta. Mesmo assim contamos com uma asa retrátil mais pequena mas que gere downforce na mesma.
A Porsche anuncia uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 4,4s e até aos 200 km/h em 13,8s para ambos os modelos. Já a velocidade máxima é de 304 km/h para o Cayman GT4 e de 301 km/h para o 718 Spyder. Os dois modelos já estão disponíveis para encomenda com os preços a começar nos 132.778€ para o 718 Spyder e nos 135.730€ para o 718 Cayman GT4.
📸 NetCarShow.com