Norbert Michelisz foi o vencedor da corrida 1 do WTCR em Vila Real. O húngaro saiu da pole, passou sem problemas, assim como o restante pelotão, pelas primeiras curvas e começou a ganhar distância para Augusto Farfus, Rob Huff e Yann Ehrlacher, que o seguiam num pequeno grupo.
Enquanto Farfus se mantinha como “tampão” aos adversários, Michelisz ganhou sempre muita distância e até ao fim, mesmo passando pela Joker Lap, foi apenas gerir a corrida. Atrás, Farfus e Huff passaram pela Joker, na mesma volta de Michelisz e Ehrlacher manteve-se sem por lá passar, também ele jogando para ganhar alguma vantagem para os dois pilotos.
Quando Ehrlacher passou pela Joker, Farfus e Huff já tinham perdido algum tempo na sua luta interna, o que significou que o jovem da Lynk & Co. conseguisse alcançar o segundo posto.
Tiago Monteiro, que tinha conseguido algumas ultrapassagens e seguia em 13º, foi tapado por Tarquini na primeira curva, quando o tentou ultrapassar. Monteiro ficou sem hipóteses de conseguir sair daquela posição junto às protecções e perdeu várias posições, ficando em penúltimo. Ainda conseguiu passar dois adversários e terminar em 23º.
Foi um mau dia para Monteiro, aliás para todos os pilotos da Honda, que terminaram todos fora dos pontos, com a excepção de Nestor Girolami.
O pódio foi composto por Michelisz, Ehrlacher e Farfus.