Um arranque muito bom de Miguel Oliveira e de Jorge Navarro. Quase desde do início da corrida que se formou um grupo bastante interessante, com os principais players do campeonato: Danny Kent, Enea Bastianini, Miguel Oliveira, Efren Vazquez, Jorge Navarro e Niccólo Antonelli.
Os piloto iam trocando de posições constantemente, mas Oliveira parecia ter alguma vantagem, colocando-se como um candidato à vitória. Ficou quase garantido que tudo se iria decidir na última volta. Oliveira ainda tentou ganhar alguma distância para a concorrência, mas ninguém lhe facilitou a vida, vindo Kent para a frente ou Bastianini.
Pelo meio, vários piloto cairam, como Hiroki Ono que estava no grupo da frente quando caiu. Karel Hanika, colega de Oliveira na KTM, também caiu depois de ter sido tocado.
Ao passar na meta pela penúltima vez, Oliveira vinha em 3º, mas na procura pelo “slipstream” quase todos os pilotos se colocaram pelos lados do piloto português, tornando impossível para Oliveira se colocar em boa posição para atacar as primeiras curvas e ganhar terreno.
A partir daí, o português ficou em 6º, tendo conseguido durante essa última volta subir uma posição, terminando em 5º. O português conseguiu subir uma posição na classificação do mundial, sendo agora 3º com mais um ponto que Vazquez.
Classificação final do GP da Catalunha em Moto3:

Pedro Mendes