DTM: Hungaroring – Destaques. Wittmann voador e os primeiros pontos de Félix da Costa.

A corrida de Hungaroring foi cheia de acção. Daquelas corridas que tem sempre algo a acontecer. Uma luta, uma ultrapassagem… É bom ver este tipo de competição. O DTM este ano tem tido corridas excelentes, com resultados pouco previsíveis e muita acção. Vale muito a pena ver. E agora que o DTM começa a dar os passos para se tornar global poderemos ver com cresce a modalidade, mas se mantiver este espirito será sem dúvida um caso de sucesso.
BMW:
Marco Wittmann apanhou-lhe o gosto. Segunda vitória da época para o jovem alemão que está numa forma excelente. Pole position e domínio absoluto das operações. Foi alargando a vantagem para os concorrentes e apenas Molina mostrou capacidade para o acompanhar de longe. Spengler fez também uma corrida excelente. Com uma estratégia que resultou em cheio, mostrou bom andamento com os pneus duros e quando trocou para os macios voou para os primeiros lugares. O “regresso” de Spengler, que não mostrava esta qualidade há muito tempo. Maxim Martin também fez uma excelente corrida, ele que era um dos rookies mas “tímidos” até agora.Último destaque para Glock. Travou uma luta interessante com Mortara, com muitos toques à mistura. Foi um dos animadores do dia mas infelizmente o azar bateu lhe à porta com um furo nas ultimas voltas devido a outro toque com Muller. A BMW está em 2º no campeonato dos construtores, mas a balança pode pender para o seu lado em breve.
Audi:
Molina é outro piloto em alta. Tem tido prestações muito positivas em relação ao que produziu no ano passado. Fez uma corrida muito boa e só não chegou à primeira posição porque Wittmann estava noutra liga. Mortara é também outro piloto em destaque. O rei de Macau começa a mostrar-se no DTM e a 3ª posição na geral é prova disso. A luta com Glock foi muito boa de ser ver. Tambay subiu bem nas ultimas voltas e continua a angariar preciosos pontos. Rockenfeller passou um pouco ao lado da corrida hoje, embora com boas lutas. Ainda assim não falha e pontuou mais uma vez.  A Audi não desarma da luta com a BMW e este ano está muito melhor que no ano passado. Os carros a certa altura mostraram se mais competitivos e nas lutas directas tiveram um ligeiro ascendente em relação aos BMW.
Mercedes:
Segunda corrida fora dos pontos. Nenhum piloto no top 10 é sintomático. Os Mercedes não têm andamento para os rivais. E é uma pena ver a Mercedes fora da luta pelos lugares cimeiros. Seria ainda mais interessante. Mas tal como aconteceu no ano passado, a Mercedes está longe de ameaçar a Audi e BMW e tem sorte ter uma vitória no seu currículo este ano. Di Resta tenta lutar mas pouco consegue fazer, Vietoris foi forçado a abandonar, Petrov ainda não se viu este ano e hoje até Wehrlein não mostrou o seu potencial. Inicio de época péssimo.
Félix da Costa:
Fez uma largada excelente, passando de 5º para 3º, mas “usou” os seus pneus demasiado rápido e a falta de aderência custou-lhe as duas posições que tinha recuperado. Quando trocou para pneus duros, não teve argumentos para  os pilotos que vinham lançados com os macios. A forma como deixou passar Spengler deixou no ar a ideia de “ordens de equipa”. Mas é apenas uma suposição. Ficou claro que o nosso Formiga hoje não quis arriscar nem um milímetro. Deixou espaço mais que suficiente aos adversários para passarem, não tentou manobras mais arriscadas. Depois de duas corridas em que brilhou mas esteve envolvido em toques, quis limpar o cadastro nesta corrida. Foi assim na prova em que menos deu nas vistas que conquistou os primeiros pontos do ano. Mas já está mais que confirmado que o português adaptou-se muito bem ao carro e a sua velocidade nas qualificações é prova disso. Com este ligeiro “levantar de pé” poderá agora recomeçar a lutar por algo mais. Não temos a mínima duvida que o pódio é mais que possível.
Declarações de Félix da Costa:
Foi “uma corrida muito dura, mas estou contente por ter obtido os meus primeiros pontos no DTM. Nas primeiras voltas, o carro estava excelente mas depois da 10ª volta comecei a sentir problemas nos pneus traseiros. Após a paragem, já com pneus duros, senti-me novamente forte mas em luta com o Glock e o Mortara acabámos por perder bastante tempo e fomos apanhados por alguns pilotos que vinham com pneus moles. De qualquer forma estou contente com o dia de hoje e saio daqui mais forte para a próxima corrida de Norisring”

Próxima corrida dia 29 de Junho na pista de Norisring. 

Campeonato de pilotos:

Position Driver Team Points Hockenheim Oschersleben Hungaroring Norisring Moskau Raceway Red Bull Ring Nürburgring Lausitzring Guangzhou Hockenheim
1 Marco Wittmann BMW Team RMG 50 25 25
2 Mike Rockenfeller Audi Sport Team Phoenix 31 12 18 1
3 Edoardo Mortara Audi Sport Team Abt 27 15 12
4 Miguel Molina Audi Sport Team Abt Sportsline 26 8 18
5 Adrien Tambay Audi Sport Team Abt 26 15 1 10
6 Christian Vietoris Original-Teile Mercedes AMG 25 25
7 Bruno Spengler BMW Team Schnitzer 23 8 15
8 Mattias Ekström Audi Sport Team Abt Sportsline 20 18 2
9 Augusto Farfus BMW Team RBM 14 4 10
10 Paul Di Resta Mercedes AMG 12 12
11 Timo Glock BMW Team MTEK 10 10
12 Maxime Martin BMW Team RMG 8 8
13 Martin Tomczyk BMW Team Schnitzer 8 6 2
14 Timo Scheider Audi Sport Team Phoenix 8 2 6
15 Jamie Green Audi Sport Team Rosberg 6 6
16 António Félix da Costa BMW Team MTEK 4 4
17 Gary Paffett EURONICS Mercedes AMG 4 4
18 Joey Hand BMW Team RBM 1 1


Campeonato de Marcas:

Position Manufacturer Points Hockenheim Oschersleben Hungaroring Norisring Moskau Raceway Red Bull Ring Nürburgring Lausitzring Guangzhou Hockenheim
1 Audi 144 47 48 49
2 BMW 118 54 12 52
3 Mercedes-Benz 41 41

Fontes:

autosport.pt
autosport.com
touringcartime.com
dtm.com
Fotos:
google.pt
Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.