F1 – GP da Malásia: Qualificação

Como é hábito na Malásia, a ameaça da chuva preocupava as equipas e embora o céu não parecesse muito assustador no início da qualificação, o radar da meteorologia teria mais visitas do que o costume.

A recta da meta apresentava pó absorvente nas posições 2 e 4 do grid, devido a um derrame de óleo provocado nas séries de apoio à F1, algo que terá relevância, pois essas posições terão muito menos aderência do que nas zonas sem o dito pó.

Alonso já pode contar com uma penalização das grande por ter trocado de motor. A Honda está a preparar o GP do Japão com todo o cuidado e testou a nova actualização nos treinos livres que traz mais fiabilidade mas não um acréscimo significativo de potência. No entanto a equipa usará a versão antiga em corrida mas com alguns componentes a serem substituídos (MGU-H e MGU-K) fazendo que Alonso largue de …Singapura, aproximadamente.

 

Q1

Depois de uma FP1 onde Rosberg foi o mais rápido, Hamilton resolveu tratar do “abuso” do colega de equipa e foi o mais rápido na FP2 e FP3, algo que voltou a acontecer no início da Q1, em que o britânico foi o mais rápido, numa sessão que começou a atribulada, com vários pilotos a saírem de pista e a terem problemas a encontrar a aderência desejada (provavelmente devido à temperatura de pista mais baixa do que a que se registou nas sessões de treino). Button teve oportunidade de ensaiar um Donut a entrada da recta oposta à recta da meta, e muitos outros “queimaram” as travagens.

Depois das segundas voltas lançadas os mais lentos e consequentemente excluídos, foram os homens da Sauber e da Manor aos quais se juntaram Palmer e Alonso e visto que já tem de largar de último pouca diferença faz para o espanhol. Na frente tudo relativamente na mesma com Hamilton a controlar as operações mantendo o melhor tempo.

14502903_1168859779827176_4085962795388570501_n

Q2

Como estamos na Malásia e a chuva aparece do nada, as equipas trataram de enviar os carros logo no início da sessão para evitar surpresas desagradáveis. Rosberg pareceu ter feito uma volta muito boa mas Hamilton colocou uma nova perspectiva no tempo do alemão, fazendo menos 0.5 seg que Nico. O britânico está “on fire” e é para já o grande candidato a vencer amanhã.

Os Force India estavam com bom ritmo e a Williams começou a surgir nos lugares da frente, logo atrás dos Red Bull, com vantagem para Verstappen que sempre pareceu mais à vontade durante os treinos do que o seu colega de equipa. Os Ferrari foram os últimos a fazerem voltas lançadas e apenas conseguiram vagas atrás dos Red Bull com Kimi a ser mais rápido que Vettel.

De fora para a última sessão qualificativa ficaram os homens da Haas (Grosjean melhor que Gutierrez) e da Toro Rosso (como esperado e Kvyat a ser mais rápido que Sainz) Magnussen e Bottas (que ficou longe da excelente volta de Massa).

 

Com o anuncio da FIA de que não iria chover até ao final da qualificação, ficava a certeza que a pole seria decidida “no braço” entre os homens da Mercedes.

14457446_1408466482516305_5136884261692978537_n

Q3

Nas primeiras voltas lanças foi mais uma vez Hamilton o mais forte, com o Rosberg a pagar caro um erro no sector 2, atirando o alemão para a 5ª posição atrás dos Red Bull  e Raikkonen. Mais abaixo, Massa mostrava que estava à vontade com o carro, fazendo melhor que os dois Force India.

Na derradeira tentativa para chegar ao pódio, Rosberg estava a perder 0.1 para Hamilton no 2º sector mas na última curva (muito criticada com as alterações introduzidas) o carro fugiu de traseira, hipotecando assim as hipóteses de pódio que ficou então entregue ao colega de equipa que não melhorou a primeira marcas estabelecida que foi o suficiente para bater o recorde de pista.

A fechar o top 3 temos Verstappen que conseguiu levar a melhor sobre Ricciardo. Vettel ficou em 5º, à frente de Kimi, seguido dos Force India, Button e por fim Massa, de quem se esperava um pouco mais dado o ritmo imposto na Q2 e no início da Q3.

14446059_10154429848642936_2955974425669409662_n

Tendo em conta que é o GP da Malásia tudo pode acontecer, mais ainda se chover, mas tudo se encaminha para uma vitória de Hamilton, que está melhor que Rosberg. Os Red Bull saem da frente mas a Ferrari dará trabalho aos Bull´s e a luta pela última vaga do pódio será interessante de seguir (a Red Bull apresentou um excelente ritmo de corrida nos treinos livres e até poderão tentar algo mais que o 3º se a sorte estiver do lado deles). Os Force India foram novamente mais fortes que os Williams, numa pista onde a equipa de Frank Williams costuma ser forte e tudo aponta para mais uma boa colheita de pontos para os Force. Button tem motivos para sorrir, tendo feito voltas muito interessantes tendo em conta o material que tem em mãos e a concorrência que tinha pela frente.

Grande corrida em perspectiva para amanhã. Vai valer a pena acordar mais cedo. Alarmes para as 8 da manhã.

Resultados da qualificação:

14563450_1316725225027411_5571573443766770608_n

Fábio Mendes

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.