Antes das 4h do Estoril, os líderes da classe LMP2 no ELMS era a equipa da Thiriet By Tds Racing com 14 pontos de vantagem para a G-Drive, a ex-equipa de Filipe Albuquerque na competição, com Simon Dolan, Giedo Van der Garde e Harry Tincknell ao volante. No entanto, durante a prova do Estoril, o Oreca Nissan da Thiriet teve um problema eléctrico, na altura da mudança de piloto, que deixou o carro impossibilitado de competir no resto da prova. Para a G-Drive bastava terminar a prova para serem os campeões na classe. Simon Dolan e Harry Tincknell conseguiram ao fim de 3 anos do projecto, serem campeões, enquanto Van der Garde tem uma bela estreia na competição.
Atrás, e quando a SMP e a Krohn lutavam volta a volta pela 2ª posição, foram surpreendidos pelo Oreca da DragonSpeed conduzido por Nicolas Lapierre. O piloto francês conseguiu muito perto do fim da prova, garantir a segunda posição.
Nos GTE, o campeonato parecia estar bem encaminhado para o Ferrari 66 da JMW Motorsport. Para vencerem o título bastava terminarem a corrida (tinham 20 pontos de vantagem para a Aston Martin Racing), até que o azar bateu (forte) à porta. Viram-se algumas chamas a saírem da traseira do Ferrari, mas a equipa não o chamou de imediato às boxes. Quando isso aconteceu, o Ferrari ficou dentro da garagem da equipa até final, com os adversários directos na liderança da corrida. A tripulação da Aston ficou assim, com o título à vista.
Nos LMP3, venceram os pilotos Thomas Laurent, Yann Ehrlacher e Alexandre Cougnaud da MRacing-YMR. A equipa e os pilotos garantiram a primeira vitória da época.
Classificação provisória:
Quanto aos portugueses em prova na ronda do Estoril do ELMS, o retornado Miguel Faísca foi 6º na classe LMP3 e Rui Águas foi 8º nos GTE.
Pedro Mendes