O rei da COTA como é apelidado Marc Márquez neste fim-de-semana não esteve bem. Se as coisas começaram bem nos treinos e depois ao fazer a Pole Position, em corrida um erro deitou tudo a perder.
O piloto espanhol da Honda arrancou da Pole e logo começou a ganhar vantagem para Valentino Rossi em Yamaha que arrancou logo atrás de si. Já Rossi tinha que lidar com os ataques de Cal Crutchlow com a Honda LCR. Mas a 15 voltas do fim, o britânico excedeu-se, caiu e teve que abandonar.
Logo a seguir Alex Rins com a Suzuki começou a ganhar folgor e a escalar o pelotão. Nesse momento e quando se pensava que ia ser mais um passeio no parque para Márquez, que seguia na liderança e bem destacado, o espanhol errou sozinho e caiu, tendo que abandonar a corrida.
A partir daí, a luta pela vitória na corrida era entre Rossi e Rins, mas nos últimos momentos, Rins levou a melhor sobre o italiano da Yamaha e acabou por vencer em Austin, a sua primeira corrida no MotoGP. Rossi ficou com o segundo lugar e Jack Miller em Pramac Ducati com o terceiro.
Já Andrea Dovizioso em Ducati que tinha arrancado do décimo terceiro lugar, terminava no quarto posto, e com a queda de Márquez, marcou bons pontos para o campeonato. Jorge Lorenzo em Honda também abandonou devido a um problema na corrente da mota. Foi um mau fim-de-semana para a Honda.
Já o nosso Miguel Oliveira em KTM da Tech3 voltou a terminar nos pontos. Depois de arrancar do décimo oitavo lugar, o piloto de Almada foi subindo posições até ao décimo terceiro lugar e só mesmo na reta final foi ultrapassado e terminou assim o GP das Américas no décimo quarto posto.