F1 Malasia 2013 – Meia corrida na pista e o resto nos rádios

A pista apresentava-se molhada mas não de forma uniforme, com sítios muito molhados e outros quase secos, o que levou os pilotos a começar com intermédios, mas a chuva prometia dar tréguas para a corrida.
Curiosidade em relação ao tempo de Van der Garde, quer era suficiente há 15 anos atrás para garantir a pole. Mostra bem a evolução dos carros.
As luzes apagaram-se e Webber mostrou que treinou as arrancadas, fazendo um início espectacular. Alonso e Massa lutavam entre, si de olho em Vettel. Mas um erro de Alonso levou que partisse a asa dianteira contra Vettel. No final da 1ª volta ao contrário do que seria de esperar, Alonso continuou sem trocar de asa. Resultado? Asa parte completamente e fica trancada por baixo do carro. Final de corrida para o espanhol. Festa estragada.
 Destaque para Button que se conseguiu colocar em 5º.
À 5ª volta o top  era : Vettel, Webber, Hamilton, Rosberg, Button, Massa, Hulkenberg, Perez.
Vettel era o 1º a colocar slicks à 6ª volta, mas a  saída não lhe correu bem, com dificuldade em segurar o carro enquanto a borracha não aquecia. Webber aguentou mais tempo fora com os inter´s e deu-se melhor.
Entretanto começava a sequência de pitstops horríveis para a Force India, com problemas nos parafusos de fixação dos pneus.
Hamilton proporcionou o momento do dia, indo para a boxe da McLaren deixando um olá à antiga equipa.
À 15ª o top 10 era: Webber, Vettel, Hamilton, Rosberg, Button, Hulkenberg, Massa, Grosjean, Perez, Raikkonen.
A saga dos pitstops continuava na Force India com Di Resta a ficar muito tempo na box sem conseguirem fixar  o pneu, acontecendo o mesmo com Sutil. Ambos acabariam com retirados da corrida.
Por volta da 25ª, começava a luta Webber  vs Vettel.  Vettel pedia no radio para passar, dizendo que Webber não era rápido o suficiente, mas o australiano não estava assim tão lento. Apenas seguia ordens para poupar os pneus.
Button que estava a fazer uma corrida muito boa, tendo em conta as limitações do McLaren, ia as boxes à 35ª e mais uma vez, teve com problemas na fixação da roda. O britânico saiu sem a roda completamente fixa. Parou a meio da pit lane e teve de ser empurrado de volta para a box . Resultado desse incidente foi a queda para o 14º posto e uma corrida arruinada para Jenson, onde podia ter arrecadado pontos muito importantes.
  Top 10 à  45ª volta era: Webber, Vettel, Hamilton, Rosberg, Massa, Grosjean, Perez, Raikkonen, Hulkenberg e Gutierrez.
A luta Webber Vettel entrava no seu pico, com Vettel a atacar o australiano, quando tinha ordens para não o fazer. Os dois Red Bull acabam a lutar roda com roda com os pilotos a darem grande espetáculo. Vettel consegue, no final passar Webber.
Os Mercedes que vinham a fazer uma corrida muito regular resolvem entrar também na dança das “radio team” com Rosberg a pedir quase por favor para passar Hamilton, mas Brawn negou lhe o pedido várias vezes, alegadamente por Hamilton estar em poupança de combustível e como tal estar também a segurar o ritmo.
Acabamos a corrida com os Mercedes quase a passo com Rosberg a tropeçar em cima de Hamilton.
No final um pódio tenso como nunca, com Webber visivelmente irritado, acusando o companheiro de equipa de ter decidido sozinho sem ter em conta as ordens da equipa. “ Mais uma vez vai ser protegido” disse o australiano. Vettel pediu desculpa entretando mas a verdade é que os 25 pontos ficaram com ele. Hamilton não estava muito feliz também no pódio, admitindo que deveria ser Rosberg a estar no lugar dele.
 
Destaques:
Ferrari:  Deixar um piloto com a asa partida e não o trazer as boxes logo que possível é de amador. Não de uma equipa que luta pelo titulo. Massa acaba em 5º. Um mal menor para a Scuderia
Red Bull: o ambiente vai estar tenso por aqueles lados. Webber não vai admitir outra brincadeira destas e Vettel, que ignorou uma ordem, terá de ter muito cuidado. Não pode pisar mais o risco. Uma sanção deveria ser aplicada a nosso ver.
Lotus: Raikkonen fez o que pôde, lutando com Perez e Hulkenberg.  Grosjean acaba melhor que o seu companheiro (6º) tendo uma boa prestação. Podia ter sido melhor mas não foi mau. O ritmo do fim de semana foi bom e a tendência é para continuar.
Sauber: finalmente onde toda a gente espera que estejam. Hulkenberg muito bem durante a corrida acabando em 7º. Potencial para melhorar. Apostamos que esta equipa ainda consegue um pódio este ano.
Williams: já referimos. Muito mau. Horrível. 3 Semanas para repensar e tentar dar a volta. 12º para Gutierrez com Maldonado a abandonar.
McLaren: podia ter sido um fim-de-semana bom. O carro evoluiu e o ritmo parece melhorar. Mas falhar no pit stop já custou campeonatos à equipa prateada . Button podia ter acabado no mínimo em 5º. Assim, acabou reitrado de pista a 2 voltas do fim quando nada tinha a ganhar.  9º para Perez que lutou com as armas a disposição.
Mercedes: Boa prestação e a equipa está a evoluir muito bem. Podem aspirar a mais. 3º e 4º é muito bom para uma equipa reformulada há pouco tempo. Rosberg também pode ter ficado com o ego ferido. Depois de passar por tanto na Mercedes, vê Hamilton chegar e ter prioridade para o pódio. Veremos como se desenvolve este caso.
Force India: Para esquecer. Tentaram introduzir um novo parafuso mas o resultado foi o que se viu. Pena pois a equipa tinha ( e tem) andamento para andar nos lugares de cima.
 
Bianchi e Bottas : os dois rookies deram muito boa conta de si. O finlandês já tinha estado bem na semana passada e continuou esta semana e Bianchi apesar das limitações do carro deu-se muito bem. Veremos como se aguentam nas próximas.

Notas finais:

-Entendemos que os interesses da equipa estão acima de tudo. E que há um campeonato de construtores em jogo. Mas impedir que os pilotos façam o que eles são pagos para fazer, que é correr e ultrapassar os adversários, vai contra a essência do desporto. É uma situação complicada de gerir mas do ponto de vista de quem vê, era preferível ter mais passagens como a luta Webber com Vettel, e menos conversa pelo radio.
Senão veremos mais dedos como este de Webber aparecer na TV.
-Os pneus estão a condicionar o andamento dos carros. Pensa-se mais em poupar borracha do que acelerar. Há muitos pit stops, as estratégias mudam e ajudam ao espetáculo. Mas no final fica sempre a sensação que os carros podem dar mais.
 Próxima corrida dentro de 20 dias na China
Resultado final da corrida:
1 Sebastian Vettel Red Bull 1:38.56.681
2 Mark Webber Red Bull +4.298
3 Lewis Hamilton Mercedes +12.100
4 Nico Rosberg Mercedes +12.640
5 Felipe Massa Ferrari +25.600
6 Romain Grosjean Lotus +35.500
7 Kimi Raikkonen Lotus +48.400
8 Nico Hulkenberg Sauber +53.000
9 Sergio Perez McLaren +72.300
10 Jean-Eric Vergne Toro Rosso +87.100
11 Valtteri Bottas Williams +88.600
12 Esteban Gutierrez Sauber +1 lap
13 Jules Bianchi Marussia +1 lap
14 Charles Pic Caterham +1 lap
15 Giedo van der Garde Caterham +1 lap
16 Max Chilton Marussia +2 laps
17 Jenson Button McLaren +3 laps
18 Daniel Ricciardo Toro Rosso +5 laps
19 Pastor Maldonado Williams +11 lap
20 Adrian Sutil Force India +29 laps
21 Paul di Resta Force India +34 laps
22 Fernando Alonso Ferrari +55 laps
 Classificação do Pilotos:
1. Sebastian Vettel 40
2. Kimi Raikkonen 31
3. Mark Webber 26
4. Lewis Hamilton 25
5.
Felipe Massa 22
6. Fernando Alonso 18
7. Nico Rosberg 12
8. Romain Grosjean 9
9, Adrian Sutil 6
10. Paul di Resta 4
11. Nico Hulkenberg 4
12. Sergio Perez 2
13. Jenson Button 2
14. Jean-Eric Vergne 1
15. Valtteri Bottas 0
16. Esteban Gutierrez 0
17. Jules Bianchi 0
18. Charles Pic 0
19. Giedo van der Garde 0
20. Max Chilton 0
21. Daniel Ricciardo 0
22.
Pastor Maldonado 0
Classificação dos Construtores:
1. Red Bull 66
2. Lotus 40
3. Ferrari 40
4. Mercedes 37
5. Force India 10
6. Sauber 4
7. McLaren 4
8. Toro Rosso 1
9. Williams 0
10. Marussia 0
11. Caterham 0

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.