Rali – Oreca anuncia os pilotos para desenvolverem os novos R4

Algumas semana depois de terem sido revelados pela FIA os regulamentos para os R4, que vão preencher uma lacuna nos World Rally Cars, a fornecedora oficial escolhida, a Oreca anunciou ontem os nomes dos pilotos que desenvolverão o novo kit nos próximos meses. São eles, Stéphane Sarrazin, Raphaël Astier e Teemu Suninen.

Os novos R4 são justificados pela FIA pela procura dos competidores para projectos com custos mais baixos que os actuais R5 com tracção integral, mas mais potentes que os R2 e R3 de tracção frontal. Os testes estão agendados para começarem ainda no Verão, com os 3 pilotos a serem necessários para validarem as decisões tomadas em relação aos regulamentos aprovados pela FIA.

Stéphane Sarrazin não é nenhum desconhecido para a maioria dos adeptos do desporto automóvel, com mais de 25 anos de experiência tanto em circuitos como nos troços dos ralis. Foi campeão francês de ralis, passou pela Subaru no WRC e pela Peugeot no ERC. Actualmente é piloto da Toyota no WEC e da Venturi na Fórmula E, para além de ter montado a sua própria estrutura, a Sarrazin Motorsport. Sarrazin mal pode esperar para começar: “É sempre interessante fazer parte do desenvolvimento de um carro, tanto para circuitos como para ralis, especialmente aos comandos de um carro que competirá em todo o mundo.”

Raphaël Astier é possivelmente o nome menos conhecido do público português, mas o jovem francês foi coroado campeão em França. Progrediu na sua carreira aos comandos de um Porsche 911 e mais tarde de Peugeot 208. Venceu o Rali Monte Carlo deste ano, tendo sido durante muitos anos, embaixador da Oreca Store e como tal, tem uma ligação antiga com a empresa francesa.

Teemu Suninen tem também, ligações profundas com a Oreca, tendo participado no WRC2 e no WRC 3 com um Skoda Fabia R5 e mais tarde, com um Ford Fiesta R5. Suninen fez a sua estreia na calsse rainha do WRC esta temporada com a M-Sport. Foi 6º no rali de estreia, na Polónia e no seu país natal, a Finlândia, conseguiu um excelente 4º posto da geral.

Mais novidades em relação ao R4, surgirão nos próximos meses, conforme a sua progressão nos testes de desenvolvimento.

 

Pedro Mendes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s