Thed Björk é o novo campeão do mundo de turismos FIA. O sueco não venceu nenhuma das duas corridas do Qatar, mas aproveitou o facto dos travões de Michelisz terem deixado mal o húngaro no Q2.
Enquanto, Björk foi 5º na corrida de abertura, Michelisz foi 9º e deixou a decisão do título para a corrida principal de Losail. Chilton foi o piloto que aproveitou e venceu a corrida, com Bennani e Gleason a fecharem os lugares do pódio. Os dois pilotos da Loeb Racing deram bastante luta um ao outro.
Na corrida principal, aquela que decidia o título, Guerrieri largou bem, assim como Huff que saltou logo para vice-liderança da corrida, deixando Catsburg e Björk nas posições 3 e 4. Catsburg deixou Björk passar nas primeiras voltas, enquanto Michelisz ia tentando subir posições.
Bennani deu um toque forte no Volvo da Muller e teve de desistir e com isso, perder a possibilidade de lutar pelo título dos independentes com Chilton. O britânico é o vencedor do troféu dos independentes, depois de bater os outros dois pilotos do Citröen C-Elysée.
Michelisz chegou até à traseira de Muller, que ia fazendo tudo o que podia para “guardar as costas” a Björk. Mas Michelisz não conseguiu passar pelo experiente Muller e perdeu o campeonato. Björk na recta da meta deixou passar Catsburg já que o 4º lugar era suficiente para ser campeão.
Pedro Mendes