Francisco Abreu terminou no 5° posto da corrida 2 do TCR Europe. No entanto, por ter sido penalizado com um Stop & Go na penúltima volta e que o piloto foi incapaz de cumprir durante o curto tempo que restava de corrida, o luso deverá baixar muitas posições na classificação geral da corrida.
Parecia que ia ser uma corrida bem mais calma que a de ontem, mas quando Abreu ainda seguia na primeira posição e Lessennes levou um pequeno toque e baixou várias posições, Jean-Karl Vernay assumiu a vice liderança e tornou a vida do piloto do Peugeot bem mais complicada. O Audi foi durante o fim de semana o carro mais veloz em Monza e isso ficou patente à terceira volta quando ultrapassou Abreu na recta da meta. Abreu manteve-se atrás mas foi logo pressionado por Potty, que conseguiu o ultrapassar na Curva Grande. Azkona, que vinha atrás do VW Golf de Potty, tocou em Abreu e o português perdeu várias posições na tentativa de segurar o carro. Consegui-o, mas ficou atrás de Lessennes.
Na tentativa de correr atrás do prejuízo, Abreu ultrapassou Lessennes na terceira chicane do circuito, mas existiu um toque entre os dois. Lessennes perdeu o controlo do Honda e embateu com estrondo nas protecções do circuito. Para nós, parece-nos um incidente de corrida, até porque Abreu já tinha a posição ganha, mas os comissários não entenderam assim e penalizaram o português com um Stop & Go.
Jean-Karl Vernay venceu de novo e pareceu imbatível em Itália, onde assistimos a corridas com bastante contacto e com várias entradas do Safety Car. Ontem foram 3 entradas e hoje mais duas, tendo quebrado o ritmo das corridas.
Má sorte para Francisco Abreu que merecia mais da corrida de hoje, mas com o toque sofrido de Azkona viu-se envolvido nas lutas muito acesas do meio do pelotão e teve que fazer pela vida. Correu mal, mas podemos estar orgulhosos doque fez, já que mostrou muita garra e ainda completou um par de valentes ultrapassagens em zonas onde não vimos muitas.
Josh Files ficou em segundo e o seu companheiro de equipa Tassi foi terceiro. Azkona depois do toque em Abreu, geriu a sua posição já que o seu principal adversário na classificação geral desistiu da corrida. Está cada vez mais perto do título.