Depois de analisado o Top5 de equipas, vamos passar em revista o comportamento das outras equipas e assim finalizar a análise deste GP.
Force India: É para manter Checo?

Há uns tempos atrás elogiávamos muito Pérez e dizíamos que tinha potencial para ser campeão no futuro. Depois disso o homem desaprendeu e vinha a dar uma pálida imagem de si. Hoje voltou a mostrar o porquê dos elogios no passado. Aguerrido, lutou pela sua posição (logo no inicio, a luta com Nasr é o exemplo do que ele pode fazer), soube poupar os pneus e poupou como ninguém. Este rapaz podia ser o que quisesse na F1. Pena ter escolhido ser um piloto de altos e baixos. Já Hulkenberg… mais uma corrida para esquecer. Tentaram 2 paragens mas os pneus não duraram o previsto e tiveram de reescrever o guião para uma estratégia de 3 paragens e no meio da indecisão a corrida de Hulk foi por água abaixo. Notar que ainda sem as melhorias previstas a Force conseguiu pontos muito importantes. Se está equipa tivesse dinheiro era um caso sério.
Pérez: Nota 7
Hulkenberg: Nota 5
Force India: Nota 7
McLaren: passos lentos mas na boa direcção

Se Button lesse este título se calhar não estaria de acordo. O britânico nem sequer “meteu a chave no carro”. Um problema no sistema de recuperação de energia não foi resolvido a tempo e em vez de mandar o carro para uma avaria mais que certa deixaram-no na box. Um fim-de-semana frustrante para Button que se divertiu a comentar a corrida no Twitter. Já Alonso conseguiu terminar mais uma vez perto dos pontos. Já se viu algo mais em pista, o carro já foi capaz de lutar um pouco mais, mas nota-se claramente que falta “coração”. Enquanto a Honda não resolver os problemas do motor não vale a pena tentar melhorar o chassis. E sim o chassis precisa de ser melhorado. Não é tão grave quanto o motor, mas é preciso rever o apoio aerodinâmico do carro. Quando Alonso tiver máquina para se vingar dos Ferrari vai ser uma alegria para os fãs de F1.
Button : sem nota
Alonso: Nota 7
McLaren: Nota 5
Sauber: confirma-se…Altos e baixos.

Muitos problemas para a Sauber. Ericsson com um problema numa roda, cujo parafuso ficou preso e dificultou a vida aos mecânicos na paragem e Nasr com um problema no motor não conseguiu dar continuidade ao bom início de corrida. Tudo somado dá zero pontos para a equipa que se vê assim ultrapassada pela Red Bull no campeonato de construtores. Uma situação já esperada. Mas o problema é mesmo a falta de ritmo que mostraram hoje comparativamente a uma Force India enfraquecida e a uma Lotus cada vez mais forte. Os pontos a conquistar poderão ser cada vez mais escassos.
Nasr: Nota 6
Ericsson: Nota 5
Sauber: Nota 4
Manor: Mais do mesmo

Sem ritmo, sem performance. Esperam-se novidades e melhorias para Espanha. Novos patrocinadores e melhorias no carro estão na calha. E a versão revista do carro está para breve também. No que diz respeito a pilotos Stevens não é nada de mais mas é muito melhor que Mehri.
Não atribuímos nota a Manor
Toro Rosso: esquecer o Bahrain o mais depressa possível

Problemas nos pit-stops acabaram com as esperanças de uma noite com pontos. Sainz teve problemas na traseira do carro (pensou-se inicialmente que seria uma roda mal apertada) e Verstappen teve problemas eléctricos. Ambos foram obrigados a desistir. Pouco a dizer numa corrida onde ambos os pilotos começaram mal mas estava a recuperar terreno.
Sainz: Sem nota
Verstappen: Sem nota
Toro Rosso: Nota 0
Faíscas…muitas faíscas

Ao nível visual a F1 está muito bem. As corridas nocturnas dão um colorido extra aos carros mas os fundos de titânio e as consequentes faíscas são espectaculares de se ver. É um toque “old school” que fica bem. Uma excelente ideia trazer de volta as faíscas.
Confira aqui o nosso calendário para saber a data do GP de Espanha.
Fábio Mendes
Um pensamento sobre “F1- GP do Bahrain: Análise às equipas (parte II)”