F1 – GP da Áustria: Rosberg vence corrida na largada

Se os homens da McLaren pensavam que o fim de semana na Áustria estava a ser mau (penalizados em 25 lugares na grelha e 10s de Drive Through), ainda seria pior depois das primeiras voltas ao traçado.

Na largada, Nico Rosberg saiu melhor que Lewis Hamilton e embora o britânico tentasse fechar a trajectória, o alemão passou para 1º na travagem da primeira curva. Sebastian Vettel mantinha a 3ª posição com Felipe Massa a aguentar o Force India de Nico Hulkenberg.

CIBepK1WcAAkkwvDepois da terceira curva do Red Bull Ring, Fernando Alonso e Kimi Räikkönen envolveram-se num acidente perigoso que terminou com o McLaren em cima da parte dianteira do Ferrari. Dois dos melhores pilotos do grid e que tinham tido um fim de semana para esquecer, terminaram o GP na primeira volta e logo com um acidente estranho. Ainda não se conseguiu apurar como aconteceu o despiste dos dois carros, mas Fernando Alonso já afirmou que foi Kimi que perdeu o controlo do carro e o empurrou para fora de pista. O Iceman disse que foi estranho, mas não adiantou mais nenhum pormenor. O acidente vai ser investigado, como tal, saberemos mais a qualquer momento.

O Safety Car entrou em pista e ficou à frente do pelotão até à volta 7. O top 10 estava assim composto: Rosberg, Hamilton, Vettel, Massa, Hulkenberg, Verstappen, Bottas, Nasr, Pérez e Grosjean. Ficávamos a saber que Marcus Ericsson seria investigado por largada antes do tempo e foi penalizado com um drive through.

CIB6y5UWgAAdQdtA vitória na corrida ficou decidida na largada, já que Rosberg não mais saiu da liderança, mas não quer dizer que foi uma vitória assim tão fácil. O alemão assustou quando ao entrar no pit lane para troca de pneus, as rodas bloquearam e perdeu algum tempo, que poderia ter sido fatal se Hamilton fizesse uma boa volta antes de também entrar para a sua paragem. Rosberg saiu das boxes e para remediar o problema, fez a melhor volta da corrida. Hamilton na saída do pit lane, cruzou a linha de saída e foi penalizado com 5 segundos, ajudando o colega de equipa a cimentar a sua liderança. Perto do final, Rosberg queixou-se de vibrações no carro devido ao desgaste dos pneus, enquanto Hamilton aproveitava para diminuir a vantagem do alemão.

Valtteri Bottas foi um dos pilotos mais activos nas ultrapassagens. Na volta 15 passou o jovem Verstappen e na volta 26, com uma brilhante manobra, ultrapassou Hulkenberg. O alemão deu luta, mas mesmo assim Bottas passou. Hulkenberg vingou-se algumas voltas depois, também com uma boa manobra, quando passou por Bottas, depois dos dois terem ido trocar de pneus. Os Force India estiveram em bom destaque.

foto: Williams Racing
foto: Williams Racing

Destaque positivo (até ter de desistir a meio da corrida) para Romain Grosjean, que defendeu bastante bem a posição e acima de tudo, deu nas vistas com um par de ultrapassagens de belo efeito, especialmente uma ultrapassagem a Verstappen. O seu colega de equipa, Pastor Maldonado também teve uma corrida bem conseguida e ficou-nos na memória o belo trabalho em segurar o monolugar na recta da meta ao tentar ultrapassar o rookie holandês da Toro Rosso.

Uma corrida com 6 desistências, muitas para estragar um pouco o espectáculo: Grosjean com problemas mecânicos (depois de uma boa meia corrida), Carlos Sainz Jr. também com problemas mecânicos; Jenson Button pouco depois da Alonso ter batido, foi mandado parar nas boxes pela equipa, antes que algo bem pior pudesse acontecer ao monolugar, por problemas mecânicos; Fernando Alonso e Kimi Räikkönen desistiram devido ao tal acidente que marcou o início da corrida.

Resumindo, foi uma corrida entretida (não uma das melhores do ano, com certeza), muito por culpa das muitas ultrapassagens na curva 3 do traçado austríaco e uma vitória merecida de Nico Rosberg, que roubou pontos a Hamilton e a vantagem do britânico no campeonato é agora de 10 pontos. Está tudo em aberto!

Resultado do GP da Áustria:

fonte: F1
fonte: F1

Pedro Mendes

Um pensamento sobre “F1 – GP da Áustria: Rosberg vence corrida na largada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.