F1 – Testes de Barcelona: Dia 3

3º dia de testes por terras catalãs, com as equipas a tentarem afinar as máquinas o melhor possível antes do dia de amanhã em que a pista será molhada para as equipas testarem afinações para chuva.

 

O dia de hoje começou com Bottas a impor o seu ritmo, mas de forma paulatina, sem grandes pressas, numa altura em que os carros rodavam mais perto do minuto 1:30. Até que à meia hora a primeira bandeira vermelha surgiu com uma saída de Palmer na curva 3.

Depois do regresso à normalidade foi  Kvyat a tentar fazer baixar os tempos, ainda surgindo no topo da tabela mas Bottas também começou a ficar com o pé mais pesado e fez cair a marca do russo com facilidade. Vettel seguiu o exemplo de Bottas e foi baixou ainda mais o registo. Por esta altura Alonso já tinha acumulado algumas voltas mas nunca passando pela linha de meta, com a equipa a querer verificar a aerodinâmica do carro e a os sistemas. A Sauber tinha um início de dia mais pacifico mas o ritmo esse ainda era longe do ideal.

Alonso colocou a primeira volta completa por volta das 10 horas com o registo de 1:23 altos. Passado uns minutos Ericsson fez 1:22 altos, para desânimo dos fãs da McLaren.

A manhã decorria calmamente até que Bottas fez o primeiro tempo abaixo dos 1:20. A marca ficou em 1:19:838 e melhorada pouco ficando o recorde de pista com o seu nome, numa melhoria de 0.2 seg. E os tempos ainda vão baixar mais!

Até ao final da sessão não houve mais nada digno de registo, até que Lance Stroll voltou a ser notícia. O canadiano teve mais uma saída de pista, algo que já antecipavamos  pois  o salto é grande e com o ritmo que temos visto os carros são de facto 5 segundos mais rápidos. Faltar de um Formula 3 para um F1 no ano passado poderia ter sido mais fácil mas este ano é mais complicado e o jovem terá de ter tempo para se adaptar à nova realidade. A Red Bull rodou discreta mas fez o segundo melhor registo matutino por Ricciardo, seguido de Palmer e Vettel. Afonso Celis jr. era o piloto da Force India que ficou na frente de Alonso, Kvyat e Grosjean fora do top 5.

 

 

Para a tarde tivemos trocas de pilotos com Palmer a dar lugar a Hulkenberg, Kvyat a ceder o volante a Sainz e Verstappen a voltar ao RB13

 

A sessão da tarde teve mais stints longos, com simulações de corrida para várias equipas e foi interrompida por volta por Sainz que parou na pista. E como não há duas sem 3 Stroll voltou a sair de pista na sessão da tarde, encerrando a sua participação no dia de hoje, com os danos do carro a não serem reparáveis a tempo .

Os trabalhos reiniciaram-se pouco depois e até 10 minutos do final sem problemas de maior, até que o Ferrari resolveu parar na via das boxes, pelos vistos nada de grave, podendo ter sido apenas um teste onde consumiram o combustível todo, algo que se costuma fazer para entender melhor o motor e ajustar os cálculos de consumo.

 

 

Destaques do dia:

O destaque do dia vai obviamente para Bottas e a sua marca que vem demonstrar que os carros estão mais rápidos. A grande questão é que segundo os pilotos, seguir os carros é agora mais complicado com o aumento da dependência na aerodinâmica. Assim alguns vêem as ultrapassagens como mais complicadas de acontecer.

A Ferrari hoje foi mais discreta mas diz quem vê e quem sabe que o novo monolugar da Scuderia é aquele que mais próximo está da Mercedes, tendo um ritmo muito semelhante. Há até quem diga que a estabilidade em pista é superior por parte do Ferrari. No entanto o patrão da marca afirmou que não conta lutar pelo titulo este ano (bluff?). O que parece certo para já é que a Ferrari está no bom caminho. Basta ver o nº de voltas que Vettel fez hoje.

Red Bull também tem usado da formula  “discreta mas eficaz”. Depois de um primeiro dia nada positivo as coisas estão agora bem encaminhadas e Hemult Marko afirmou que os Bull´s deverão começar a ameaçar a Mercedes a meio desta época.

A Renault teve um dia positivo acabando no top 5 e com muitas voltas acumuladas, no entanto terá de rever a sua asa traseira. Começaram hoje as inspecções da FIA aos carros com o intuito de verificar o problema das suspensões, com a entidade reguladora a aconselhar as equipas a mudar de sistemas, e com a Renault a ter de repensar o seu apoio para a asa traseira que poderá ir contra as regras.

Sauber teve um dia bem melhor com mais de 100 voltas dadas e um ritmo minimamente decente, a Haas não esteve tão em evidência com Grosjean a não ter a mesma prestação que o seu colega de equipa, a Williams acumulou muitas voltas mas teve um dia mau para os mecânicos (a juventude paga-se e se os fãs queriam carros mais difíceis, parece que estão servidos).

A McLaren teve finalmente um dia positivo, com 79 voltas e a Honda a pedir desculpa aos pilotos pelos problemas encontrados. Se o problema do dia 1 é fácil de resolver (uma deficiência no desenho do reservatório de óleo que já foi remendado), os japoneses ainda não sabem o que aconteceu ontem e estão a investigar. Mas o chassis não está ainda no ponto e hoje Alonso não conseguiu ser tão incisivo em algumas curvas quanto outros pilotos.

A Toro Rosso teve um dia muito discreto com poucas voltas e tempos baixos, algo que é surpreendente e  da Force India não se esperava muito mais com Celis a cumprir com 70 voltas e um pintura intacta.

Hoje o paddock teve a visita do campeão do mundo, Nico Rosberg que ficou agradavelmente surpreendido com os novos carros e que afirmou que o factor físico será determinante em 2017 com os pilotos menos preparados a terem mais propensão para falhar… Quanto à vontade de pilotar o alemão não se mostrou com muitas saudades e disse que a F1 já é uma página virada.

 

Tabela dos tempos do 3º dia:

Videos do dia:

 

 

 

 

 

 

 

 

foto: página Facebook da F1, autosport.com
fontes: autosport.com, autosport.pt, motorsport.com

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.