TCR – Antevisão de Monza

A quarta ronda do TCR International Series 2017, marca o regresso do campeonato ao Templo da Velocidade, o circuito de Monza.

Depois de 3 rondas cheias de emoção, é a vez do TCR rumar a Itália e ao contrário de 2016,em que Imola recebeu as duas corridas italianas, Monza regressou ao calendário. A única vez que o TCR tinha visitado o circuito do norte de Itália, foi em 2015, quando Gianni Morbidelli venceu as duas corridas do fim de semana. Monza regressa substituindo a ronda do Circuito do Mónaco, que deveria de acontecer no próximo fim de semana, mas acreditamos que vai ser uma ronda cheia de lutas e boas corridas.

foto: TCR International Series

O Circuito de Monza é chamado o “templo da velocidade” e é uma das pista mais rápida do calendário.O primeiro traçado data de 1922 e já na altura era um traçado destinado a velocidade com duas configurações, uma oval e outra em estrada que seguia paralelamente. Devido a acidentes mortais a pista foi sofrendo alterações ao longo do tempo mas nunca perdendo a essência que é a pura velocidade, algo que ainda hoje se mantém.

 

Dados estatísticos da pista:
Comprimento: 5,793Km
Voltas: 2 x 11 voltas

Recordes do TCR em Monza:
Qualificação: 23 de Maio de 2015
2:00.513 / velocidade média 173.28 km/h, Gianni Morbidelli (Honda Civic)

Corrida- 30 de Outubro de 2016
2:01.280 / velocidade média 172.00 km/h, Enrico Bettera (SEAT León)

 

imagem: TCR International Series

O que podemos esperar de Monza?

Com a ausência já pré-anunciada de Rob Huff nesta ronda, outro ex-piloto do WTCC substitui o britânico em Itália, ele que fez um excelente trabalho de equipa em Spa. O substituto de Huff na Leopard Racing é Jaap van Lagen. O holandês pilotou um Lada em 2008, 2009 e 2015 no WTCC.

Outro rookie para Monza é o italiano Daniele Cappellari, mas este com mais experiência nos TCR. É piloto regular no TCR Itália e fará a sua estreia no TCR International Series a bordo de um Seat Leon TCR.

foto: TCR International Series

Em termos de campeonato, tudo está em aberto. Jean-Karl Vernay lidera com 25 pontos de vantagem para Stefano Comini. Esta luta entre ex-colegas de equipa, que já este ano andaram às “turras” um com o outro, deixam os fãs divididos e presos às corridas. É que para além destes pilotos, outros concorrentes querem, e podem em qualquer corrida, vencer. Isso pode acontecer já em Monza, porque tanto Vernay como Comini terão mais peso nos seus carros, devido ao Success Ballast, ou seja, como foram os grandes vencedores em Spa (Comini amealhou 45 pontos e Vernay 39) terão mais lastro. O Audi de Comini vai pesar no total 1360kg (1285kg peso mínimo + 30kg Success Ballast + 45kg de ajustamento do BoP) e o Volkswagen Golf GTi de Vernay 1315kg (1285kg mínimos+ 20kg Success Ballast + 10kg BoP).

Enquanto Vernay e Comini terão sérios problemas com o peso num circuito tão rápido como Monza, os pilotos da Craft-Bamboo, James Nash, Pepe Oriola e Hugo Valente, quererão aproveitar para se chegarem à frente, até pelas desapontantes prestações em Spa.

Atilla Tassi, da M1RA tem-se mostrado muito rápido, mas tem cometido alguns erros, normais da sua juventude, que o impossibilitam de vencer. Ainda assim é 3º no campeonato, no entanto deverá querer cimentar mais a sua posição com uma vitória.

Os pilotos do Alfa Romeo Giulietta TCR, Davi Kajaia e Dusan Borkovic já venceram este ano e em Monza, somando o carro rápido que pilotam com o traçado italiano, são nomes a ter em conta nas duas corridas de Monza.

São muitos os pontos de interesse, principalmente numa série com tantos momentos de ultrapassagem e toques entre pilotos, que a qualquer momento podem mudar o final esperado de cada corrida.

Horário do TCR em Monza (hora portuguesa):

Free Practice 1: Sexta 10:20h
Free Practice 2: Sexta 12:55h
Qualificação: Sábado 9:45h
Corrida 1: Sábado 13:30h
Corrida 2: Domingo 9:50h

Em Spa-Francorchamps foi assim (lista de reprodução):

 

 

Pedro Mendes

Um pensamento sobre “TCR – Antevisão de Monza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.