FIA altera ordem de partida em 2017
Depois de tanta polémica ao longo desta temporada, a ordem de partida que punia o líder do campeonato, sendo obrigado a “abrir a estrada” nos dois primeiros dias de competição, vai finalmente ser alterada em 2017.
Segundo o que sabe, depois de uma reunião esta semana entre a Comissão do WRC e a FIA, a medida entra em vigor já na próxima temporada, sendo que o líder do campeonato apenas abrirá o troço no primeiro dia de competição, sendo nos seguintes dias alinhado pela ordem inversa à classificação geral do rally dos pilotos prioritários (RC1).
Depois das fortes criticas de Ogier e o seu copiloto Julien Ingrassia ao longo de toda a temporada de 2016, a alteração vai mesmo avançar, bem como outras que ficaram também acordadas na mesma reunião.
Na Power Satge, deixam de pontuar apenas os três mais rápidos, passando a marcar pontos os cinco melhores, somando assim de 5 até 1 ponto, por ordem descendente.
Chega ao fim assim um dos temas mais quentes da temporada de 2016 no WRC, numa fase em que ainda não se sabe bem o que vai acontecer em 2017 quanto à dança das cadeiras, depois do anuncio da retirada da Volkswagen já na próxima temporada. Esta alteração pode parecer despropositada, logo uma semana depois do choque que foi para o Mundial de Ralis a notícia do afastamento da tetra-campeã em títulos, tanto de construtores como de pilotos.
Na mesma semana também em que circulam rumores sobre a possível compra dos carros da Volkswagen de 2017 por parte da Red Bull, num assunto em que ainda iremos falar ao longo da semana.
O WRC não nos tem dado “descanso”, acompanhe todas as novidades da Silly Season, noticias e ainda as informações sobre a última ronda da temporada de 2016, ao que tudo a derradeira prova da Volkswagen no WRC.
Carlos Mota